quarta-feira, 31 de julho de 2013

DESCULPE-NOS O TRANSTORNO

Olá, irmãos !

ESTOU PASSANDO PRACOMUNICAR AOS IRMÃOS QUE ESTÃO ACOSTUMADOS A

PEGAREM A SUGESTÃO DE MELODIA PROS SALMOS DA SANTA MISSA ,

QUE  AO LONGO DESSAS 2 SEMANAS NÃO POSTAREMOS  O SALMO , DEVIDO

AOS PREPARATIVOS DA FORMATURA DO CURSO DE VIOLÃO DO PROJETO JOVEM SALMISTA .

DESDE JÁ , DESCULPE-NOS PELO OCORRIDO.

MAS SEMANA QUE VEM TEM MAIS !!!



A PAZ DE CRISTO !!!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PALAVRAS DO DIÁCONO CELSO MAJORAL .....DIA 29/07/2013

A alegria é algo fundamental para a vida
São Paulo diz aos tessalonicenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito alegrai-vos…” (ITs 5,16).
A alegria é algo fundamental para a vida humana, especialmente para o equilíbrio do lar. São Francisco de Sales, doutor da Igreja, ensinava que “um santo triste é um triste santo”.
“Não entregues tua alma á tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem… Afasta a tristeza para longe de ti” (Eclo 30, 22s).
A alegria deve ser cultivada no lar, pois é o melhor oxigênio para o crescimento tranquilo dos filhos. E esta alegria vem de Deus. “Alegrai-vos no Senhor”. Portanto, toda queixa, murmuração, reclamações, azedume e mau-humor devem ser evitados para que o ambiente do lar não fique tenso e carregado.
Certa vez, assisti a uma palestra sobre prevenção às drogas no colégio de meus filhos. Um investigador de polícia, que fazia combate ao narcotráfico, proferiu a aula. Ao terminá-la, concluiu dizendo aos pais, ali presentes, que a principal razão pela qual os filhos tantas vezes iniciam-se nas drogas é a falta de carinho e amor dos pais, sobretudo por não encontrar no lar um local agradável para viver.
Muito lares, por causa das brigas e conflitos, tornam-se verdadeiros infernos, no qual o filho não suporta viver, buscando, então, refúgio na rua, onde, tantas vezes, o traficante está à sua espera, de braços abertos, para oferecer o “consolo” que o jovem não encontrou em casa. Isso é muito sério!
Fiquei muito impressionado com a colocação daquele investigador, sobretudo por não se tratar de um padre, psicólogo, médico ou professor, mas de um policial.
Os nossos filhos não podem ser “expulsos” do lar por causa dos seus conflitos internos. O lar deve ser um ninho de amor onde os filhos gostem de estar, inclusive com os seus amigos. Eles têm este direito, pois o lar é deles. É claro que as normas de boas convivências devem ser respeitadas. Só Jesus pode dar à família a paz que ela precisa. Sem viver os seus mandamentos e sem o auxílio da sua graça, isso será impossível.
“Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. O meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt 11, 28).
É dando graças a Deus, em todas as circunstâncias da vida, que demonstramos nossa fé e vencemos todos os problemas. O Senhor está vendo tudo o que se passa no lar e tem um desígnio de salvação em cada acontecimento.
“Em todas as circunstâncias daí graças, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus” (I Tes 5,17). Note que o apóstolo mandar dar graças “em todas as circunstâncias”, e não apenas quando tudo vai bem. Dar graças a Deus por tudo, todas as horas, é o meio de, na fé, vencer todas as dificuldades e permanecer em paz no meio das adversidades.


 DIACONO CELSO MAJORAL

sexta-feira, 12 de julho de 2013

PALAVRAS DO DIÁCONO CELSO MAJORAL .... DIA 12/07/2013

A ORAÇÃO da AVE-MARIA
Considerando a hipótese de que a oração da Ave-Maria não estivesse não Bíblia, isto a princípio não a tornaria proibida.
Normalmente os protestantes quando oram inventam suas orações na hora, orações que não estão expressas na Bíblia.
Este não é o caso da Ave-Maria. Esta belíssima oração é plenamente bíblica por que:
A primeira parte dela está expressa na Bíblia: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo" (Lc 1, 28).  "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (Lc 1, 42).
A segunda parte está implícita na Bíblia: "Santa Maria Mãe de Deus". Ora Maria é Santa e é mãe de Jesus que é Deus, portanto Mãe de Deus. Santa Izabel a saudou como "Mãe do Meu Senhor" (cf. Lc 1, 43), isto é Mãe do Meu Deus. "Rogai por nós Pecadores, agora e na ora de nossa morte". Maria está na presença de Deus, e por Graça de Seu filho ora por nós que ainda estamos a caminho da Salvação.
Orar a mesma oração repetidas vezes não é repetir em vão. Quando o Senhor falou sobre "Vãs repetições" referia-se às orações dos pagãos. Por exemplo: Os Budistas oram os mantras e sutras, que repetem muitíssimas vezes uma mesma frase. E os judeus viviam cercados por povos pagãos.
Além disto, os Judeus costumavam orar sempre as mesmas orações.
Orar repetidas vezes a mesma oração, é agradável a Deus, pois estamos concentrados e dedicando tempo para meditar os mistérios de Deus. Orar repetidas vezes é como bater incansavelmente as portas do Céu.

Oração católica estava escrita na Bíblia
QUAL A ORIGEM DO PAI-NOSSO E DA AVE-MARIA?
O pai-nosso foi declamado por Jesus Cristo por volta do ano 30, segundo a Bíblia. A prece também aparece escrita pela primeira vez nesse livro sagrado no trecho redigido pelo apóstolo Mateus. Lucas, outro evangelizador, registrou uma versão mais enxuta da oração, com menos versos, mas ela não se tornou popular. "A Igreja Católica adota mesmo é a de Mateus", conta o teólogo Fernando Altemeyer, da Cúria Metropolitana de São Paulo. Acrescentou-se somente ao final dela a palavra amém, que em hebraico significa assim seja.
A criação da ave-maria é mais complexa. A primeira parte junta duas passagens bíblicas: a anunciação da gravidez de Maria por um anjo e o comentário feito por sua prima Isabel ao saber do fato. Só em 431, durante o Concílio de Éfeso, Maria foi reconhecida formalmente como mãe de Deus. Surgiu, então, o final da prece, que diz: "Santa Maria, mãe de Deus, / rogai por nós os pecadores / agora e na hora de nossa morte". A oração começou a ser entoada pelos católicos no século V e sua versão completa aparece escrita pela primeira vez em um breviário — livro de rezas — italiano de 1563.

QUEM COMPÔS A AVE-MARIA?
Quando e onde começou a ser rezada?
A oração da Ave-Maria, como a rezamos hoje, apareceu pela primeira vez em 1563, em um breviário de um mosteiro da Ordem dos Cartuxos, fundada por São Bruno em 1084, em Grenoble, nos Alpes franceses.
Lá pela metade do século 17 ela se espalhou por todo o mundo, rezada e cantada.
Como todos já sabemos, ela é composta de duas partes. A primeira é uma transcrição da saudação do anjo a Nossa Senhora – “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco” (Lc 1, 28) – e da saudação de Isabel quando recebeu a visita de Nossa Senhora – “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre” (Lc 1, 42). Quem lê na Bíblia os textos acima vai perceber que os nomes Maria e Jesus foram acrescentados a eles, até para dar ritmo à prece.
Esta primeira parte predominou até o século 16, nos tempos do Papa Pio V.
A segunda parte da oração mariana foi composta pela Igreja. Nela se invoca Maria. Depois de entender a verdade bíblica que afirma que Maria é cheia de graça de Deus, é Mãe de Deus e, por isso mesmo é bendita entre as mulheres e mais bendito ainda é o fruto do ventre dela, só resta à Igreja invocar esta mulher maravilhosa pedindo: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”
Fica claro, portanto, que a oração, da Ave-Maria é profundamente bíblica. Junto com o Pai-nosso, ensinado por Jesus, os fiéis católicos aprendem-na ainda crianças e a repetem ao longo da vida. Ao fazê-lo estão dizendo a Maria: Mãe, você é cheia de graça de Deus e Deus está sempre com você. Mãe, você é uma mulher abençoada, como abençoado é o fruto do vosso ventre. Por isso, a Mãe de Deus, intercede por nós, homens e mulheres feridos pelo pecado. Intercede agora, enquanto caminhamos para a casa do Pai. E intercede quando chegar a hora da chegada e do encontro definitivo com ele.
Há, ainda, na Ave-Maria, uma lição que não pode ser esquecida. Ao pedirmos à Mãe de Deus que rogue, peça, suplique, interceda por nós, estamos proclamando que só Deus é a fonte de toda graça e de todo bem. Maria é apenas intercessora. Alguém que nos ama com amor de mãe e apresenta a Deus as nossas necessidades.
Para aqueles que argumentam ser inútil esta intercessão, lembramos que vivemos intercedendo em nossas preces pelas pessoas que amamos. E o próprio Jesus nos animou a “pedir”. Ora, se é tão importante a nossa intercessão junto a Deus, com muito mais razão é imprescindível e importante a intercessão daquela em que Deus depositou todo o seu amor. Nós suplicamos a ela esta intercessão. E temos razões de sobra para afirmar que ela não recusa esta intercessão. Por isso, “Ave-Maria, cheia de graça... rogai por nós pecadores!”.
Artigo extraído do Jornal O São Paulo / 04 de outubro de 2000
Artigo desenvolvido por Padre Cido Pereira

ORAÇÃO DA AVE MARIA
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Ave Maria, gratia plena Dominus tecum…"
Sem dúvida, uma das mais belas orações é a Ave-Maria, composta com a saudação do Arcanjo São Gabriel, “Ave, ó cheia de graça, o Senhor é convosco”; com as palavras de Santa Isabel, “Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre”; e com o acréscimo inserido pela Igreja, “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”. Em poucas palavras essa oração encerra as principais grandezas de Nossa Senhora.
A devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus, é sem dúvida uma grande força da nossa vivência cristã, porque, longe de desviar nossa atenção do Cristo, ela nos integra no plano de salvação proposto por Deus e realizado por seu Filho único, Jesus Cristo, que se encarnou e veio ao mundo por meio de Maria. E a celebração da Imaculada Conceição de Maria, dentro do período do Advento, mostra que não podemos separar o culto a Maria do seu centro de referência que é Cristo.
Nós celebramos Maria porque é Mãe de Deus, porque nos deu o Salvador e se tornou, de fato e de direito, co-redentora da humanidade. E foi Deus que assim o quis. Foi Deus que, em sua infinita sabedoria e bondade, estabeleceu que a redenção da humanidade se faria através de seu Filho único nascido de uma virgem; e a virgem escolhida foi Maria. Por isso, para ser digna Mãe do Verbo encarnado, foi preservada da culpa original, não por seus próprios méritos, mas em previsão dos méritos de Jesus Cristo.
Falando de Maria, o Concílio Vaticano II trata do culto e devoção a Maria, isto é, da religiosidade popular mariana. Nós católicos não fazemos de Maria uma deusa; pois, embora a Igreja a honre com um culto especial, é diferente e inferior ao culto de adoração que tributamos a Deus uno e trino. A Deus nós adoramos como o Senhor do céu e da terra, nosso Criador, único e verdadeiro Deus. Em Maria nós louvamos a glória de Deus, que nela se manifesta de uma forma singular e única, e a veneramos como Mãe de Deus, a bendita entre todas as mulheres e a bem-aventurada de todas as gerações.
Ora, se Deus, o Senhor de todas as coisas, o Infinito e o Absoluto, não se envergonhou de escolher Maria, e a fez Cheia de Graça, para ser a Mãe de seu Filho, por que haveríamos nós, simples mortais, de recusar ter para com ela uma devoção toda especial? Só se não cremos em Jesus Cristo nem o aceitamos como Salvador.
É bom lembrarmos ainda que a nossa devoção a Maria deve fundamentar-se principalmente na imitação de suas virtudes e no seguimento de Cristo. Quando Cristo disse: "Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga" (Mt 16, 24), ele se colocou como o primeiro e principal modelo a ser seguido. Maria vem em segundo lugar. Se imitarmos Maria em sua fidelidade, no seu amor a Deus e aos irmãos, com toda a certeza ela nos conduzirá pelos caminhos de seu Filho Jesus.
Celebrar Maria é celebrar Cristo nosso Salvador. É celebrar as grandezas de Deus, que olhou para a humildade de sua serva e nela e por ela realizou grandes coisas.
Jesus Salvador da Humanidade adquiriu a Paternidade Divinal sobre todos os Povos, por conseqüência  Aquela que Lhe deu a Vida humana assumiu também a maternidade sobre esse rebanho. Jesus ao entregar Maria como Mãe ao apóstolo João estava também a entregar toda a Humanidade à Maternidade de Maria (Cf. Jo 19, 26). Maria AMA-NOS, tanto, mas tanto que nos entregou o seu Filho Muito amado. Com o seu perfeito amor Ela encaminha-nos para Jesus e para Deus. Ela entristece-se quando não sabemos ouvir ao chamamento de Deus. Muitas vezes por causa da ignorância e outras tantas por causa do orgulho e do ciúme esquecemos que Ela é também nossa Mãe, nossa protetora. Ai como a Ignorância nos impede de chegar a Maria.
Tendo Nosso Senhor Jesus Cristo nos dado Maria por Mãe, a Ela oferecemos a Saudação da Ave Maria depois do Pai Nosso para obedecer ao mandamento de honrar ao Pai e a Mãe. A Ave Maria é uma saudação excelente a Maria Nossa mãe, é uma saudação angelical como nos ensina a Bíblia. Sem dúvida, esta oração na sua maior parte é composta por palavras de inspiração Divina. Ora vejamos a primeira parte é composta pelas palavras do Arcanjo Gabriel e pelas de Santa Isabel (Cf. Lc 1, 28; Lc 1, 42).
Encontramos na segunda parte um pedido a Maria e uma confissão da nossa inocência: pedimos que Ela Ore por nós  e que nos proteja para sempre e na hora da nossa morte; admitimos que Ela é a nossa consoladora e a nossa orientadora. Desta forma estamos a reconhecer em Maria os bens que Ela recebeu de Deus (que são: a plenitude da graça que a elevou acima dos anjos e dos santos; a sua união com Deus que a conservou ao abrigo de todo o pecado; a sua maternidade divina elevou-a incomparavelmente acima de todas as mulheres; e por fim a honra que lhe é atribuída no céu e na terra por ser a Mãe do Nosso Salvador).
Tudo isto nos remete à seguinte reflexão: A Ave Maria tem a sua origem na Bíblia daí que devemos rezá-la com grande alegria e gratidão, pois, o Projeto Salvífico de Deus para com a Humanidade tornou Maria em Co-Redentora da Salvação Humana. O Papel de Maria não deve ser esquecido, pois o Seu Sim permitiu a realização dos desejos mais íntimos de Deus.
"Sancta Maria, Maria ora pro nobis, Nobis peccatoribus, Nunc et in hora mortis nostrae".

A HISTÓRIA DA AVE-MARIA
Pe. Mário Santos 
«A Ave-Maria é sempre a primeira oração que nos ocorre para tudo; por isso, é também o grito mais rápido que podemos enviar ao coração de Deus.»
A oração da Ave-Maria é o grito dos pecadores e dos miseráveis. É o grito mais fácil, mais rápido e mais confortante que se possa fazer. Mais fácil, porque no povo cristão é uma oração muito simples (ainda que totalmente bíblica), a primeira que se aprende logo no berço e que continuamente nos vem aos lábios, em todas as circunstâncias. No fim da vida, geralmente, é também a última oração que um agonizante ainda consegue dizer. A Ave-Maria é sempre a primeira oração que nos ocorre para tudo; por isso, é também o grito mais rápido que podemos enviar ao coração de Deus. Em terceiro lugar, é a oração mais confortante, porque está no coração de todos, dos santos e dos pecadores. Todos eles são filhos de Deus (e de Maria!). Por isso, sentem-se sempre todos confortados, quando este grito lhes aflora aos lábios, porque todos sabem, como uma criança, que estão a ser ouvidos, por Deus que é Pai e por Nossa Senhora, que é mãe!
A primeira parte
A primeira parte desta oração que resume todas as orações públicas da Igreja dirigidas a Maria é a mais antiga; é toda bíblica e culmina no nome de Jesus. Está quase a indicar que esta fórmula, na qual invocamos a Santa Mãe de Deus, nos enche a boca e todo o nosso ser de Jesus, o único filho de Deus Salvador. A sua estrutura indica precisamente uma grande verdade cristã: Maria é aquela que nos dá Jesus, o Salvador! É a primeira imagem ou sinal da Igreja, a qual existe, como Maria, para nos dar Jesus.
Até a o Senhor é convosco são palavras puras pronunciadas por um arcanjo admirável, totalmente evangélicas, inspiradas, reveladas por Deus. Logo a seguir temos: bendita sois Vós entre as mulheres. Estas são palavras também evangélicas. São palavras ouvidas na casa de Zacarias e de Isabel, mãe de João Baptista. As duas primas quando se abraçaram sentiram grande emoção pela santificação que se dava no ventre e no espírito de Isabel. O seu filho, João, que estava para nascer, foi aí santificado pela presença de Maria e também pelo seu Filho que Ela secretamente levava no ventre. Mas Isabel sentiu-O. E foi então que exclamou: Bendita és Tu entre as mulheres; tenho a dita de receber a Mãe do Senhor; bendita és porque acreditaste (Lc 1, 40-45).
Antes desta afirmação, não esqueçamos outra que ainda não comentamos: cheia de graça! Esta expressão significa: mulher plena do Espírito Santo (a graça é um atributo do Espírito de Deus), mulher santa, bem-vista e valorizada por Deus, cheia da qualidade de vida divina!
Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus: esta frase é também um eco bíblico. «Felizes os peitos que te alimentaram». Neste ponto a oração chega ao seu vértice superior, ao seu vértice mais excelso. A invocação do nome de Maria e das suas propriedades conduz-nos todos a Jesus. A devoção a Maria não é impeditiva do culto devido a Cristo, nem a mariologia nos desvia de uma cristologia elevada e correta. Per Mariam ad Jesus: esta breve oração, e só nesta sua primeira parte, explica muito bem e claramente a força desta verdade: por Maria vai-se até Jesus!
Esta primeira parte da Ave-Maria é a mais antiga. Foi formulada nos círculos monásticos e deve-se certamente aos Cistercienses. Na Idade Média era já conhecida popularmente.
Mas o povo cristão não parou e quis arranjar uma segunda parte igualmente admirável. Em pleno século XVI já estava formulada a segunda parte da Ave-Maria, e com os portugueses foi levada a todo o orbe na aventura dos Descobrimentos, sendo a oração mais freqüente nas naves. Mas foi só no século XVIII que a oração da Ave-Maria começou, toda inteira, a ser a oração mais usada pelo povo cristão. Também em Portugal, e hoje em dia, esta deve ser a oração mais comum e a mais usada.
A segunda parte
A segunda parte começa com a invocação da «Toda-Santa». A santidade de Nossa Senhora é reconhecida por todos devido ao fato de Ela ser a «Mãe de Deus», ou seja, a Teotokos (em grego) − dogma cristão ecumênico, porque aceite por todas as Igrejas, depois que foi definido na cidade de Éfeso no ano 431. Depois de nos lembrarmos da santidade da Virgem, evocamos a divina maternidade. «Mãe de Deus» é o título maior e mais importante da Virgem de Nazaré. Santidade e maternidade divina são duas afirmações, teologicamente muito importantes, que vêm na segunda parte da Ave-Maria.
A seguir vem a intercessão: rogai por nós pecadores. Aqui se revela e se sente que estamos perante uma oração de intercessão universal, por todos os homens, «porque Deus a todos colocou sob o pecado, para de todos se compadecer», afirma São Paulo em Rm 11, 32.
Agora e na hora – é estupenda esta nomenclatura do tempo: agora e na hora – da nossa morte. O tempo é assumido; o nosso tempo é resgatado através desta intercessão da Santíssima Virgem.

AVE MARIA DE UM PROTESTANTE... (HISTÓRIA REAL)
Um garotinho protestante de apenas 6 anos sempre ouvia seus amiguinhos católicos rezando a Ave Maria, ele gostou tanto da oração que copiou-a num papel e recitava-as todos os dias. "Olha, mamãe, que oração linda!", disse o garotinho um dia a sua mãe. "Nunca repita-a, meu filho!", respondeu a mãe. "Esta é uma oração supersticiosa dos católicos, que adoram ídolos e pensam que Maria é uma espécie de Deusa. Mas na verdade ela não passa de uma mulher como uma outra qualquer. Pegue esta Bíblia e leia-a, nela encontramos tudo o que devemos e o que não devemos fazer".
Daquele dia em diante o garotinho cessou suas Ave Marias diárias, e se dedicou mais à leitura da Bíblia. Um dia, quando lia o Evangelho, o garoto leu a passagem da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Cheio de alegria, o garoto correu até sua mãe e disse: Mamãe, eu achei a Ave Maria na Bíblia, aonde diz: 'Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres' (Lc 1, 28). Por que a senhora chamou esta oração de supersticiosa? 'Numa outra ocasião ele encontrou a linda saudação de Santa Isabel à Virgem Maria e encontrou também o maravilhoso Cântico MAGNIFICAT, no qual Maria é profetizada: "Doravante todas as nações me chamarão bem-aventurada" (Lc 1, 48). Ele não mais comentou estas passagens com sua mãe, mas voltou a recitar suas Ave Marias todos os dias, como fazia anteriormente. Ele sentia prazer em recitar aquelas fascinantes palavras para Mãe de Jesus, Nosso Salvador.

Aos 14 anos, ele escutou os membros de sua família discutindo entre eles sobre Nossa Senhora. Todos eles diziam que Maria era uma mulher comum como qualquer outra. O garoto, depois de ouvir estas absurdas afirmações, não agüentou mais e com indignação interrompeu-os, dizendo: "Maria não é como qualquer filha de Adão, manchada pelo pecado. Não! O anjo chamou-a de Cheia de Graça e Bendita entre as mulheres. Maria é a Mãe de Jesus Cristo e, conseqüentemente, a Mãe de Deus. Não existe dignidade maior para com uma criatura. O Evangelho nos conta que as gerações a chamarão abençoada/bem-aventurada, e vocês desmerecendo-a e menosprezando-a? Seus espíritos não são os mesmos do Evangelho ou da Bíblia, que proclamam ser a fundação da Religião Cristã".


DIACONO CELSO MAJORAL

quarta-feira, 10 de julho de 2013

SALMO 68 - Sugestão para a missa do dia 14/07/2013

OLÁ IRMAOS ...P A Z   DE  CRISTO !!!!!!!!

AQUI ESTÁ O SALMO PARA ESTE FIM DE SEMANA !

UM ABRAÇOOO A TODOS ,DESCULPEM-NOS A DEMORA





quinta-feira, 4 de julho de 2013

Salmo 65 - SUGESTÃO PARA MISSA DO DIA 07/07/2013

Olá , Irmãos ! a PaZ De Jesus e o Amor de Maria estejam com tdos vocês !!!

Desculpem-nos o atraso de colocar o salmo desta semana ...e como não conseguimos fazer uma melodia nova , para não deixar nossos amigos na mão , estamos postando esta bela melodia feita por Wenderson Nascimento.




Intro : A  D  E   D

A                 D      E                   D  A 
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. 

  A                                          D     A  
1-Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,* 
  F#m                   Bm           E       
cantai salmos a seu nome glorioso, 
         A                D                  A   F#m
dai a Deus a mais sublime louvação!* 
D                                   E               D         A 
Dizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras! R.

  A                                          D     A  
2-Toda a terra vos adore com respeito*
  F#m                   Bm           E       
e proclame o louvor de vosso nome!'
         A                D                  A   F#m
Vinde ver todas as obras do Senhor:*
D                                   E               D         A 
seus prodígios estupendos entre os homens! R.

  A                                          D     A  
3-O mar ele mudou em terra firme,*
  F#m                   Bm           E       
e passaram pelo rio a pé enxuto.
         A                D                  A   F#m
Exultemos de alegria no Senhor!*
D                                   E               D         A 
Ele domina para sempre com poder! R.

  A                                          D     A  
4-Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:*
  F#m                   Bm           E       
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
         A                D                  A   F#m
Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
        Bm    E                              D  A
não rejeitou minha oração e meu clamor,
        Bm    E                              D  A
nem afastou longe de mim o seu amor! R